Em 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde , cujo principal objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Anualmente, o Dia Mundial da Saúde discute um tema específico, que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde – OMS. Os debates feitos na data se ampliam por todo o ano, por meio de atividades desenvolvidas em torno do mundo.

No Brasil, o debate de melhores condições de saúde também é feito em outras datas, como o Dia da Saúde e nutrição (31 de março) e o Dia Nacional da Saúde (5 de agosto).

Em 2021, o tema CONSTRUINDO UM MUNDO MAIS JUSTO E SAUDÁVEL, chama a atenção para as desigualdades no acesso aos serviços de saúde, realçadas pela COVID-19.

Conheça a Campanha 2021 da OMS:

Dia Mundial da Saúde 2021

CONSTRUINDO UM MUNDO MAIS JUSTO E SAUDÁVEL

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril de 2021, estaremos convidando você a participar de uma nova campanha para construir um mundo mais justo e saudável. Estaremos postando mais detalhes aqui em breve, mas aqui está o motivo pelo qual estamos fazendo isso:

Nosso mundo é desigual.
Como destacou a COVID-19, algumas pessoas conseguem viver com mais saúde e ter melhor acesso aos serviços de saúde do que outras – inteiramente devido às condições em que nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem.

Em todo o mundo, alguns grupos lutam para sobreviver com pouca renda diária, têm condições de habitação e educação mais precárias, menos oportunidades de emprego, enfrentam maior desigualdade de gênero e têm pouco ou nenhum acesso a ambientes seguros, água e ar limpos e segurança alimentar e serviços de saúde. Isso leva a sofrimento desnecessário, doenças evitáveis ​​e morte prematura. E prejudica nossas sociedades e economias.

Isso não é apenas injusto: é evitável . É por isso que pedimos aos líderes que garantam que todos tenham condições de vida e de trabalho que favoreçam uma boa saúde. Ao mesmo tempo, pedimos aos líderes que monitorem as iniquidades em saúde e garantam que todas as pessoas tenham acesso a serviços de saúde de qualidade quando e onde precisarem. 

A COVID-19 atingiu duramente todos os países, mas seu impacto foi mais severo nas comunidades que já eram vulneráveis, que estão mais expostas à doença, com menor probabilidade de ter acesso a serviços de saúde de qualidade e maior probabilidade de sofrer consequências adversas como um resultado das medidas implementadas para conter a pandemia.

A OMS está empenhada em garantir que todos, em todos os lugares, possam realizar o direito à boa saúde.

Mais detalhes e artigo original em https://www.who.int/campaigns/world-health-day/2021

Deixe um comentário